Roberto Pompeu de Toledo - Leda - A Busca Vã da Imperfeição
Neste livro encontramos a história de Lemoleme, o biógrafo do famoso escritor Bernardo Dopolobo que se dedica junto à família e ao biografado a pesquisa das minúcias daquela vida para poder compor o volume de tal biografia.
A riqueza de detalhes que Roberto Pompeu de Toledo vai compondo naquele mosaico ficcional entre a narração do biógrafo com as aventuras do biografado é impressionante.
Isso vai nos mantendo tão atentos na história que em determinados momentos começamos a acreditar na existência do biografado e também na sua extensão bibliografia ficcional.
Na segunda parte do volume, nos deparamos com uma reviravolta, que faz com que o biografado, aquele escritor famoso, se sinta afetado pelo sucesso da biografia do escritor iniciante e vire a história a seu favor, escrevendo ele a biografia do biógrafo.
Isso é de uma imaginação, jamais pensada pelo leitor comum que como eu se debruça nesta obra e traz novamente toda a habilidade de Roberto Pompeu de Toledo em contar essa nova história agora intercalada com a anterior.
Além disso, tudo, ainda temos a história do livro de Leda - A Busca Vã da Imperfeição, obra ficcional do grande escritor, também intercalada as duas histórias mencionadas anteriormente.
Consequentemente estamos diante de um mosaico de fragmentos que fazem todo o sentido na composição deste livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário