AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

sexta-feira, 4 de abril de 2014

W.Chan Kim e Renée Mauborgne - A Estratégia do Oceano Azul

W.Chan Kim e Renée Mauborgne - A Estratégia do Oceano Azul

Recentemente, enquanto estava em uma sala de espera, me deparei com uma revista para executivos que tinha uma matéria sobre alguns presidentes (CEOs) de empresas representativas no Brasil que haviam sido entrevistados e entre algumas perguntas, se não, me falha a memória, pedia-se aos mesmos que indicassem cinco ou dez livros que teriam sido objeto de leitura dos mesmos.

Com base nestas relações, a revista listou os dez mais citados e eu enquanto li a matéria, descobri que apenas um eu não havia lido.

O livro em questão é este que está sendo resenhado agora.

A Estratégia do Oceano Azul me trouxe uma análise diferenciada das oportunidades que as empresas tem a sua frente que podem ser buscadas, simplesmente, pela diferenciação entre oceano azul e oceano vermelho, se não vejamos.

O oceano vermelho dimensiona os mercados que trocam de mãos de forma acirrada, de forma sangrenta, enquanto o oceano azul são os mercados que não são explorados pelos simples fato de ser desconhecidos das grandes empresas e precisam ser explorados de forma a buscar um novo enfoque de mercado.

É simplesmente vender ou prestar um serviço de modo diferente, é enxergar um mercado onde aparentemente não tem mercado atuante.

Alguns exemplos são descritos ao longo do livro, entre os quais O Cirque Du Soleil que não vende circo e nem teatro e sim as duas coisas, como a Apple que assumiu o mercado de distribuição de música e player, entre outros.

Vale a pena a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário