W.Chan Kim e Renée Mauborgne - A Estratégia do Oceano Azul
Recentemente, enquanto
estava em uma sala de espera, me deparei com uma revista para executivos que
tinha uma matéria sobre alguns presidentes (CEOs) de empresas representativas
no Brasil que haviam sido entrevistados e entre algumas perguntas, se não, me
falha a memória, pedia-se aos mesmos que indicassem cinco ou dez livros que
teriam sido objeto de leitura dos mesmos.
Com base nestas relações,
a revista listou os dez mais citados e eu enquanto li a matéria, descobri que
apenas um eu não havia lido.
O livro em questão é este
que está sendo resenhado agora.
A Estratégia do Oceano
Azul me trouxe uma análise diferenciada das oportunidades que as empresas tem a
sua frente que podem ser buscadas, simplesmente, pela diferenciação entre oceano
azul e oceano vermelho, se não vejamos.
O oceano vermelho
dimensiona os mercados que trocam de mãos de forma acirrada, de forma
sangrenta, enquanto o oceano azul são os mercados que não são explorados pelos
simples fato de ser desconhecidos das grandes empresas e precisam ser
explorados de forma a buscar um novo enfoque de mercado.
É simplesmente vender ou
prestar um serviço de modo diferente, é enxergar um mercado onde aparentemente
não tem mercado atuante.
Alguns exemplos são
descritos ao longo do livro, entre os quais O Cirque Du Soleil que não vende
circo e nem teatro e sim as duas coisas, como a Apple que assumiu o mercado de
distribuição de música e player, entre outros.
Vale a pena a leitura.
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