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domingo, 16 de outubro de 2016

Luzia Pacheco, Anna Cherubina Scofano, Mara Beckert e Valéria de Souza - Capacitação e Desenvolvimento De Pessoas

Luzia Pacheco, Anna Cherubina Scofano, Mara Beckert e Valéria de Souza - Capacitação e Desenvolvimento De Pessoas

Mais uma referência do trabalho da Tatiana, este livro faz parte do Programa Publicações FGV Management, nele encontrei informações sobre a capacitação e desenvolvimento de pessoas.

A seguinte parte me chamou a atenção sobremaneira: "Na estruturação de processos de ensino-aprendizagem corporativa, a indicação das metodologias a serem adotadas deve observar o respeito às premissas da andragogia."

Confesso que não tinha ouvido falar em andragogia, eis que elas explicam.

"Necessidade de conhecer - o adulto sabe, mais do que ninguém, da sua necessidade de conhecimento e, para ele, a maneira de colocar em prática tal conhecimento no seu dia a dia é fator determinante para seu comprometimento com os eventos educacionais",

"Autoconceito - além de ter consciência de sua capacidade de conhecimento, o adulto é capaz de suprir essa carência de forma independente. Ele tem capacidade plena de se autodesenvolver",

"Experiência - constitui a base de aprendizagem para o adulto. É a partir dela que ele se dispõe, ou se nega, a participar de algum programa de desenvolvimento. O conhecimento do facilitador, o livro didático, os recursos audiovisuais, entre outros, são recursos que, por si sós, não garantem influenciar o individuo adulto para a aprendizagem. Esses recursos, portanto, devem ser vistos como referenciais opcionais, colocados à disposição para livre escolha",

"Prontidão para aprender - o adulto está pronto para aprender o que decide aprender. Sua seleção de aprendizagem é natural e realista. Em contrapartida, ele se nega a aprender o que outros lhe impõem como sua necessidade de aprendizagem".

"Orientação para aprendizagem - para a pessoa adulta, a aprendizagem é algo que tem significado para o seu dia a dia, e não apenas retenção de conteúdos para futuras aplicações",

"Motivação - a motivação do adulto para a aprendizagem está na sua própria vontade de crescimento, e não é provocada por estímulos externos vindos de outras pessoas".

Todos estes conceitos me fizeram repassar os momentos em que estive focando em aprender para ensinar a outrem e cheguei à conclusão que muito pouco do meu esforço para dominar o conteúdo, a didática, os recursos audiovisuais foram suficientes para alguém absorver o que eu queria passar, se este individuo simplesmente não tinha vontade de aprender.

Foi um choque me deparar com tais conceitos e tudo isso se soma a meu momento de autocomiseração profissional.

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